top of page

A RÚSSIA DOS CZARES por Emanuel Vladimir Castro (parte 2)

  • Foto do escritor: Emanuel Vladimir Castro
    Emanuel Vladimir Castro
  • 24 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de fev. de 2022


Em 25 de agosto de 1530 nascia o neto de Ivan III, Ivan IV, herdeiro do trono da Rússia, o qual seria conhecido posteriormente por Ivan – o terrível. Com Ivan IV todo o poder foi concentrado na mão do Czar, a aristocracia não tinha direitos hereditários à terra ou ao poder. Todos, sem exceção, eram subordinados ao Czar. Seus poderes eram absolutos. Uma tradição que seus sucessores iriam defender até a morte do império Russo.

Após a morte de Ivan IV, que não deixara herdeiros em 1584, a Rússia iniciou o século XVII com enormes problemas e grandes dificuldades. A fome, doenças e levantes consumiam o reino. Entre a morte de Ivan IV até 1610 a Rússia teve seis Czares, todos mortos ou depostos. O Kremlin tornou-se tão frágil que um charlatão polonês tomou a coroa, dizendo ser herdeiro do Czar Ivan. Quando descoberto, ele foi mandado para casa no estilo russo. Os russos o mataram, queimaram o seu cadáver, colocaram as cinzas em um canhão, apontaram-no para a Polônia e acenderam o pavio.

Invadido e atacado por antigos inimigos, o povo russo se uniu para salvar a sua pátria. Mas sabiam que para sobreviver eles precisavam de um Czar. Então nobres, mercadores, guerreiros e padres reuniram-se para escolher o novo Czar. Optando por manter a tradição, queriam um governante ortodoxo ligado pelo sangue a Ivan – o terrível. Encontraram um parente distante da primeira esposa de Ivan, um garoto de 16 anos, Mikhail Fiodorovit Romanov. Em julho de 1613, ele foi coroado. Foi o inicio de três séculos de domínio da família Romanov, que viria a se tornar um dos maiores regimes dinásticos da Europa. Os Romanov deram origem a diversos Czares e Czarinas, que levaram a Rússia ao mundo moderno e fizeram dela uma potência mundial.

Com o novo Czar, Moscou retomou o controle sobre o povo russo. Qualquer nobre, que desafiasse a autoridade central, estava sujeito ao exílio ou até à perda das mãos. Em retribuição a lealdade demonstrada, os nobres passaram a ter um controle sem precedentes sobre os camponeses. Em 1649, esse controle se transformou em servidão por uma lei. Russos livres foram transformados em servos, escravos, propriedades dos nobres que possuíam as terras. A nova lei prendia os camponeses e seus descendentes à terra para sempre. A servidão, a escravidão de seu próprio povo, assombraria a dinastia Romanov até sua queda.

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
coat of arms of Imperial Russia - Gold & Diamonds - Heraldry - Imperial Russia - Peter Cra
FALE RUSSO
bottom of page